sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Comprando Meu 1º Carro Usado

Você tem medo de comprar um carro usado e ser enrolado pelo vendedor, ou simplesmente não sabe por onde começar.
Então aqui vai mais um passo a passo, confere ai e deixe de andar a pé.

(imagem retirada da internet)


Passo 1: Onde comprar o meu carro?

(imagem retirada da internet)

Eu recomendo que a compra seja feita em uma concessionária  ou em uma loja de revenda de automóveis (pesquise antes referencias da loja e confira o CNPJ no site da Receita Federal). Eu sei que comprando de uma pessoal física (um particular), o preço geralmente é menor do que comprar na loja, mas talvez não valha a dor de cabeça caso haja problemas com o veículo depois, afinal não terá garantia. E por isso eu recomendo a compra em lojas, pela garantia e também pelos bons descontos dependendo da forma de pagamento.

Obs: Caso você conheça bem o vendedor, ai sim pode comprar. Porém, fique atento. E para saber no que ficar atento veja os próximos passos.

Passo 2: O que checar quando for escolher o veículo?

Vistorie tudo, por dentro e por fora, de preferência chame um mecânico de sua confiança e o leve para ver o carro. Faça um teste de direção. A primeira coisa a ser feita por quem vai comprar um carro é vistoriar e sem falar de dinheiro. Mostre seu dinheiro somente depois do passo 3.

(imagem retirada da internet)

Dicas:

Evite ir à noite;
Evite dias nublados e chuvosos:
Evite carros que estejam molhados (Sabe como é né? Quando o carro tá lá cheio de gotinhas de água).
(imagem retirada da internet)

(EVITE OLHAR UM VÉICULO SOBRE ESTAS CONDIÇÕES, POIS, TAIS CONDIÇÕES CAMUFLAM DEFEITOS PRESENTES NO VEÍCULO).

Escolha o carro pela segurança, pela qualidade dos componentes e mecânica (ou seja, se é um carro que fica mais tempo parado na oficina ou apto ao uso na sua casa), pelo conforto e por último a aparência do veículo.
Existem site que reúnem opiniões de donos de todo o Brasil sobre vários modelos e versões de veículos, estes sites são ótimos para saber sobre problemas crônicos que determinado veículo possa ter e se seu carro não tem um grande índice de desvalorização (muito importante na hora de revender).


  
Lista do que olhar:

(imagem retirada da internet)


Segurança

Triângulo, macaco, chave de roda, condição do estepe, airbags, cintos de segurança de 3 pontos, apoios de cabeça e isofix (sistema americano de fixação de cadeirinhas infantis), se o carro tem alarme ou não.
Qualidade dos Componentes e Mecânica
Filtro de ar, fusíveis, amortecedores e molas, óleos (motor, freio e câmbio), condições dos pneus, folgas no câmbio e nos pedais.

Dica: Evite carros com mais de 100 mil quilômetros e carros com mais de 10 anos de uso.
Carros com mais de 100 mil quilômetros podem ter peças mais complexas que já estarão desgastadas e você terá sérios problemas e gastos elevados para reparar, sem ter usado muito o carro.
E carros com mais de 10 anos podem já ter saído de linha e isso tornará difícil a obtenção de peças em determinados casos e modelos.

Conforto

Vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, direção hidráulica ou elétrica, ar condicionado (principalmente para quem mora no Rio de Janeiro, item indispensável).
Aparência e algumas outras coisas:

Aparência exterior

Procure pela cor que te agrada, procure também por arranhões, amassados, pontos descascados (que podem virar pontos de início de ferrugem), manchas escuras na pintura (pode significar que o carro ficava exposto as mais diversas condições de tempo, ficando na chuva e no sol ao invés de estar em uma cobertura, garagem ou coberto por capa ou lona).

Aparência interior

Observe se o volante e a manopla do câmbio estão muito desgastados (caso sim, pode ser sinal de que o carro rodou muito, bem mais do que está mostrando no painel), fique de olho também no tipo de material usado no acabamento e no revestimento interno (se de plástico, pode ser que esteja ressecado, então mexa bem nas saídas de ar, botões e alavancas).
   
Obs: Pergunte se o carro já passou por algum sinistro como, enchente ou batida.

(imagem retirada da internet)

Caso digam que não, mas mesmo assim você fique com dúvida, existem alguns detalhes que podem ser observados para saber se o seu carro não sofreu com tais coisas.

Veja se tem folgas nas portas;
Veja se tem ferrugem excessiva no motor e marcas de água (tipo essas que ficam nas paredes);
Veja se o assoalho da cabine está enferrujado.

Passo 3: O que checar na parte legal do veículo?

  • Comece pelo básico, pegue as informações da placa e consulte no site do Detran ou em aplicativos, se o carro é fruto de roubo, se está em situação de busca e apreensão ou se o IPVA está quitado.
  • Depois com o Renavan do veículo, veja se possui multas, quantos donos o carro já teve e se as informações de ano, motor e cor que lhe foram informadas estão corretas.
  • Veja se o carro possui manual e/ou talão de revisões na concessionária, veja se no site do fabricante possui algum Recall que o dono anterior não tenha atendido.
  • Para informações mais completas, existe uma revisão que é feita pelo Detran de forma gratuita que vistoria tudo do seu carro, Chassi, Motor, Documentação e Pendências Jurídicas. Para marcar basta acessar o site do Detran e buscar por essa opção.
  • Obs: Reserve um dia para está vistoria, pois, ela é bem minuciosa e tomará bastante tempo. O laudo com os resultados sai em 30 dias.

Agora que o carro foi escolhido basta negociar o preço, a forma de pagamento e pagar.

Passo 4: Como trocar de proprietário? 


(imagem retirada da internet)

Após comprar um veículo, é necessário comunicar a venda ao Departamento Estadual de Trânsito do seu município, a transferência ocorre em um prazo de até 30 dias.  Caso o licenciamento anual não esteja pago ou existam outros débitos, é preciso quitá-los para efetuar a transferência.

Dica:


Cuide bem do seu veículo, tente seguir realizando as revisões e manutenções na concessionária, caso o dono anterior assim o fizesse. Sempre pague os impostos nos prazos e faça as vistorias anuais do Detran, pois, assim você conseguirá um bom valor de revenda, mesmo que seu carro tenha um alto índice de desvalorização.

Dúvidas e elogios deixe nos comentários.

Por: Jota.

9 comentários: