quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Cozinhe hoje... Cozinhe amanhã... Cozinhe sempre.

Você não precisa ser um grande chefe ou um master chefe para cozinhar. Cozinha não requer muito conhecimento, requer prática!

E hoje você irá descobrir:

Como ser um cozinheiro amador;
Quais temperos eles mais utilizam;
Quais utensílios os cozinheiros amadores usam para cozinhar;
Quais seus segredos para cuidar dos equipamentos usados;
Onde vivem,  o que comem. 
Tudo isso aqui... no Blogando RJ.  (foi mal, mas tive que fazer essa referência)
 
(imagem retirada da internet)

Então vamos lá.



Primeiro passo para cozinhar amadoramente: Procure por receitas


Procure receitas na internet, é bem simples basta digitar o que você quer cozinhar e pelo menos uns 5 sites diferentes apresentarão a receita que você quer.
Então após achá-las veja se tem diferenças entre elas (principalmente diferença de ingredientes, o que é bem comum). Caso tenha diferença, veja qual tem os ingredientes que mais te agradam ou se tem algum que você é alérgico, se você quiser pode mesclar alguns ingredientes. Depois de analisar isso veja as horas para você ver se o tempo de preparo vai se encaixar no seu horário e se tem tempo de ir às compras se por algum caso você não tenha algum ingrediente que é indispensável no preparo da receita.
(imagem retirada da internet)
Dica importantíssima: caso isso aconteça, basta escolher outra receita. RSRSRS.

Segundo passo: Separando as coisas


Após a receita estar escolhida, separe tudo que você irá usar, desde os ingredientes até os utensílios (dê preferência aos antiaderentes). Lave bem os utensílios e veja se os alimentos que possuem validade ainda estão no prazo. Lave bem os alimentos como verduras, legumes, raízes, frutas e os temperos em folhas. Recomendo usar vinagre para lavar os alimentos, pois, além de não interferir no sabor dos alimentos, ele elimina terra e animais que estejam no alimento e elimina também o excesso de agrotóxicos presentes no alimento. Depois vou fazer um post falando sobre várias formas que o vinagre pode ser usado, na cozinha e fora dela, você irá se surpreender.

Terceiro passo: Por onde eu começo a cozinhar


Para saber isso tenha a receita sempre à mão ou à vista. (Esse passo foi fácil)
 
(imagem retirada da internet)

Quarto passo: Cuidando dos seus utensílios

(imagem retirada da internet)


Pois bem, independente do tipo de panela, tigela ou jarra que você vai usar seja ela antiaderente ou não, eu recomendo que você use utensílios de madeira e silicone ou em último caso aqueles de plástico duro, mas estes últimos requerem muita atenção, pois, eles tendem a derreter com facilidade. 
E por que eu sou contra o uso de utensílios de metal no preparo de alimentos?
No antiaderente é proibido, vem escrito pelo próprio fabricante que se usar utensílios metálicos o material antiaderente será danificado.
 E por que sou contra até mesmo em recipientes (panelas) comuns? Pois, elas arranham tudo fazendo com que pedaços do recipiente soltem e misturem na comida. E alumínio é bom pra dar um câncer.

- HaHa, mas as minhas panelas são de vidro. E ai?

- Jovem... use utensílios de madeira e/ou silicone e pronto. Falou, valeu.

Quinto passo: Tan tan tan tan

Comece a cozinhar e divirta-se no processo.
 “Diversão, você deve sempre ter.” (Mestre Yoda, Janeiro de 2017.) Ouçam o mestre.
 
(imagem retirada de www.jeffcarlisle.com)

  
E aqui vão alguns temperos e molhos que não podem faltar na sua cozinha.
(evite temperos industrializados)

(imagem retirada da internet)

O tempero Curry e o molho Shoyu mesmo que bastante utilizados em pratos típicos do continente Asiático, ficam muito bem nos pratos da culinária ocidental. Mas, cuidado porque o Curry é apimentado e o Shoyu possui sal, então administre bem caso vá acrescentar sal e pimenta na sua receita.

O tempero Colorífico ou colorau é nome dado a mistura de temperos de cor avermelhada e usado nos alimentos com a finalidade de realçar as suas cores, alterar-lhes a textura e modificar o sabor, ainda que suavemente. Ele é feito normalmente de semente de Urucum, Fubá de Milho ou Farinha de Mandioca, isso vai depender de qual região das Américas ele é feito.


Alguns Temperos Bons para Peixes- 

Açafrão; Alfavaca; Coentro; Gengibre; Páprica; Pimenta Caiena; Tomilho.

Alguns Temperos Bons para Carnes Brancas e Vermelhas-

Colorífico; Cominho; Curry; Hortelã; Louro; Salsa; Cebolinha.

Alguns Temperos Bons para Refogados e Caldos-

Alecrim; Pimenta do reino; Salsa Desidratada; Salvia.

Alguns Temperos Bons para Massas-

Manjericão; Orégano; Pimenta Calabresa Moída.


Dica de molho especial:
Molho de Mostrada com Mel – Ótimo para saladas de Macarrão

Ingredientes

1 copo (150ml ou 200ml) de Iogurte Natural ou de Maionese
1 colher e meia (das de sopa) de Mostarda
1 colher (das de sopa) de Mel
Meia colher (das de sopa) de Azeite
Sal

Instruções

Adicione o Iogurte Natural (ou a Maionese), a Mostarda, o Mel, o Azeite e o Sal, misture bem e aproveite!

Observação

Guarde em um pote e feche bem. Ponha na geladeira e ele ficará conservado por um 3 dias.


Outra dica para quando estiver cozinhando:

Sabe a água que usou para cozinhar os legumes. Então, use-a para fazer outras receitas, por exemplo, sopas, caldos, risotos. Fica uma beleza.
E você não adicionou sal na hora que estava cozinhando os legumes, você pode usar essa água para regar suas plantas,pois, ela estrará cheia de nutrientes bons para suas plantinhas, sejam flores ou a sua hortinha de temperos.

Sexto passo: O filme de terror de alguns. Estreando. “A Hora de Lavar a Louça” HuaHuaHuaHuaHuaHua

(imagem retirada da internet)

Ao contrário do que muitos pensam lavar louça é bem relaxante e várias pesquisas mostram isso. Eu acho legal, principalmente depois de cozinhar e comer uma bela refeição preparada por você. Você fica ali lavando e pensando, (- Poxa, como eu preciso comprar uma lava louças)(zueira tah).Mas, realmente tem quem goste sim e diz que é bem relaxante, experimente.  Vai que você gosta.
(imagem retirada da internet)


Agora deixando a brincadeira de lado, tem certos cuidados que devem ser tomados na limpeza dos utensílios e recipientes usados.
(imagem retirada da internet)

Nunca, por nenhuma causa motivo razão ou circunstância use lãs de aço, esponjas metálicas, aquela parte mais dura e áspera normalmente verde da esponja para lavar suas panelas e recipientes antiaderentes, nunca use ou você irá danificar seu equipamento. Não use também produtos abrasivos ou corrosivos, apenas o sabão neutro e a parte macia da esponja limparão muito bem suas panelas antiaderentes.



Utensílios de madeira (colheres, garfos, espátulas, escumadeiras, pegadores de salada, tábuas e etc.), com esses utensílios devemos ter muito cuidado também.

(imagem retirada da internet)

  1. Lavá-los logo após seu uso, evitando que permaneçam sujos por um período de tempo muito grande.
  2. Evite usar lãs de aço, esponjas metálicas, aquela parte mais dura e áspera normalmente verde da esponja. Não use também produtos abrasivos ou corrosivos (igual com os antiaderentes), apenas o sabão neutro e a parte macia da esponja, evitando danificar a madeira.
  3. Não deixe tábuas ou utensílio de madeira de molho. Pois, eles podem absorver parte da água e resultará no apodrecimento da madeira.
  4. Reserve um lugar específico para guardar apenas os utensílios de madeira, evitando danificá-los ao entrar em contato com facas, garfos etc.
  5. Evite guardá-los em ambientes úmidos e escuros. Dê preferência a locais secos e arejados.
  6. Caso você note que a madeira dos utensílios está ressecada, aplique um pouco de óleo mineral na madeira para hidratá-la.
Se por um acaso você for meio paranoico com relação a bactérias e germes, aqui vai uma dica para desinfetar seus utensílios de madeira.

  • Aqueça uma quantidade de água suficiente para conseguir deixar os utensílios mergulhados.
  • Agora em uma bacia, adicione uma quantidade de água sanitária à quantidade total de água. Por exemplo, se você aqueceu 5 litros de água, basta misturar 10 ml de água sanitária.
  • Coloque todos os utensílios a serem desinfetados dentro.
  • Se necessário, coloque algum peso em cima dos utensílios para que permaneçam submersos. Deixe-os ali por 15 minutos.
  • Enxague bem todos os utensílios.
  • E deixe-os secar (de preferência ao sol e em pé para que não fique água acumulada em nenhuma parte deles).

No caso das colheres de pau, é recomendável ter pelo menos duas em casa: uma para pratos doces e outras para salgados. Isso porque a madeira costuma absorver o sabor de alimentos. Os utensílios de madeira devem ser descartados quando começarem a ficar com aparência escura e a amolecer. Isso quer dizer que apodreceu. O indicado é trocar de 6 em 6 meses, porém cuidando bem dá para trocar de ano em ano.

Jovem sempre que possível cozinhe, seja sozinho ou chame seu companheiro ou companheira, chame os amigos, os filhos não importa. Sempre que der cozinhe, é um ótimo momento para refletir ou interagir e intensificar os laços com quem você ama. 

Misture receitas, crie, seja livre e experimente novos sabores, cozinhar é isso.

(imagem retirada da internet)
Quer mais informações? É só deixar nos comentários.
Um grande abraço a todos.

Por: Jota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário