![]() |
| Imagem retirada da internet |
Antes de tudo, se você for cortar os cabelos, fazer algum tipo de corte, saiba que cortar os cabelos cacheados com corte reto não é o ideal, porque deixa os cabelos com estilo pirâmide, e o volume fica todo nas pontas e ele pesa por isso não é um corte ideal, mas se você gosta e acha que fica bonito em você, tudo bem.
O ideal é o corte em camadas, lembrando que esse tipo de corte deve ser feito por profissionais que entende de cabelos cacheados. Esse corte dá leveza e volume ao mesmo tempo.
Bom para ter um cabelo cacheado bem bonito, precisamos tratar dele adequadamente, precisamos usar o shampoo e o condicionador, fazer uma hidratação de forma correta, mas o que acontece, o cabelo cacheado é um cabelo muito sensível, ele resseca com muita facilidade e os shampoos que temos hoje no mercado ressecam nossos cabelos. Quando eu vou lavar os meus cabelos antes de passar o shampoo eu passo um pouco de condicionador nas pontas. Depois de tirar o shampoo completamente, o ideal é fazer uma boa hidratação, só que muitas pessoas falam que não tem tempo de hidratar os cabelos, que a vida é muito corrida, ok mas o cabelo cacheado precisa de hidratação.
Hoje no mercado nós temos várias opções de produtos que podem nos ajudar nesse processo. Sabe aquelas ampolas de um minuto? elas são perfeitas. Você pode aplicar no cabelo, fazer uma massagem mecha a mecha ou até mesmo uma máscara de hidratação que já temos no mercado.
![]() |
| Imagem retirada da internet |
Então, você passou o shampoo retirou todo o produto, é hora de passar a máscara. Quando for aplicar a máscara o cabelo não precisa estar pingando, porque senão vai diluir essa máscara. Quando for utilizar a máscara pegue com uma espátula para não contaminar o produto. Passe o produto mecha por mecha fazendo o processo de enlovamento dos fios, para que os fios absorva todo o produto. Depois que ele absorver o produto amasse os fios em direção a raiz para que forme os cachos, depois é só colocar uma touca metalizada e deixar agir por 15 minutos.
Na finalização depois da higienização dos cabelos, eu uso um creme de pentear (leave in) ou de finalização. Na aplicação eu costumo repartir o cabelo em fitas (fitagem), para isso é necessário o auxílio de uma escova com as cerdas maiores e menores e de um pente de preferência com dentes largos, para ajudar enquanto você desembaraça os cabelos e facilita para que não quebre os fios e não tenha nenhum atrito.
![]() |
| Imagem retirada da internet |
Desembaraçou todo o cabelo, aplicou o produto em todo o cabelo, hora de ir para a secagem. Se você tiver muito cabelo opte pelo difusor, porque é mais prático e mais rápido. Antes de secar com o difusor aplique um protetor térmico. Após passar o protetor térmico em todo o cabelo, você já pode utilizar o difusor. Quanto mais aberto o difusor melhor.
![]() |
| Imagem retirada da internet |
O vento do difusor se propaga no meio dele, então não tem o risco de desmanchar os cachos. Lembrando que com o difusor a secagem é sempre de baixo para cima, assim os cachos vão se comportando. No mercado temos outros modelos de difusor que também são ótimos.
![]() |
| Imagem retirada da internet |
Após a secagem, os cabelos não vão estar super volumosos e se você quiser volume, vai soltando os cabelos com os dedos ou com um pente garfo.
![]() |
| Imagem retirada da internet |
Você pode jogar o cabelo todo para trás e ir soltando eles. Solte também os cachos para ficar com aspecto de cabelo livre que vai para todos os lados sem nenhum problema.
Lembrando que o segredo para não dar frizz ao utilizar o difusor é menos vento e mais calor.
HIDRATAÇÃO
Máscara de hidratação
Ingredientes
- 1 colher (sopa) cheia de máscara de hidratação
- 1 1/2 xícara de água filtrada
- 2 colheres (sopa) cheia de maisena
- 1 colher (sobremesa) de açúcar (Cuidado com o uso desse ingrediente, porque ele afina os fios)
- 1 colher (sobremesa) de glicerina líquida ou bepantol
- 1 ampola de vitamina E (opcional)
Modo de preparo
Lave bem os cabelos com o shampoo e escorra o excesso de água com o auxílio de uma toalha seca. Não seque os fios com o secador. O ideal é que você passe a hidratação nos fios ainda úmidos.
Misture bem o amido de milho (maisena) na água fria
Coloque essa mistura em uma panela, e leve ao fogão em fogo baixo, mexendo sempre. Não descuide da misturinha no fogão. Quanto mais baixo o fogo, e quanto mais você mexer, mais lisa é a textura. Quando engrossar e atingir a consistência de um mingau desligue o fogo.
Espere 5 minutos até que o mingau esfrie um pouco, mas ainda esteja quente. Acrescente o açúcar, a glicerina (ou o bepantol), a vitamina e a máscara de hidratação. Misture novamente. Deixe agir por 20 minutos e finalize como de costume.
Soro Fisiológico + Bepantol
Essa receitinha mágica é hidratante power, que vai te auxiliar com os borrifadores no day after. Misture 200 ml de soro fisiológico com uma tampinha de bepantol (dica de amiga pobri: você também pode comprar o genérico na farmácia ou mandar manipular, bem mais barato!). Depois finalize com cremes de pentear ou leave in, como de costume.
Creme de hidratação + chocolate em pó
O cacau hidrata, reduz o frizz e deixa os cabelos brilhando.
Misture uma colher de chocolate em pó ou cacau natural com duas colheres de máscara de hidratação.
- Por quê cacau em pó, ou o chocolate? Porque toddy, nescau ( e genéricos) são muito cheios de açúcar. Açúcar demais, cacau de menos. Mas, se você tiver somente eles em casa, está tudo bem substituí-los. Quem não tem gato, caça com cão. (Eu inverti a frase arbitrariamente porque gato que é o bicho caçador!)
Banana + Mel
Eu tentei essa receita duas vezes: a primeira, foi uma caca porque a banana tava muito verde. Não amassei direito e meu cabelo ficou cheio de pedacinhos da fruta. Depois de me recuperar do trauma, resolvi tentar de novo, e amei o resultado. É uma hidratação ótima para amaciar os fios e deixá-los brilhosos. As instruções são mais moles que mamão com açúcar! Amasse uma banana bem madura com um garfo, ou no liquidificador, e misture 1 colher de mel.
Cenoura + Beterraba
Essa é uma hidratação líquida que eu adoro! Ela não deixa o cabelo muito macio, mas a hidratação e o brilho são notórios e os cachinhos ficam super definidos! Até mais que muitas marcas cheias de silicone, viu gente?
É só bater no liquidificador meia cenoura (crua), com meia beterraba (crua) e 1/2 copo de água filtrada. Bata bastante. Coe e coloque em um borrifador. Depois é só colocar no cabelo inteiro, com abundância. Aguardar entre 20 minutos e duas horas, enxaguar e selar com condicionador. Fácil e delícia. Pode fazer mais quantidade e tomar o suco porque é gostoso e nutritivo. Nham nham
Leite + Condicionador
Outra receitinha de hidratação ótima para porosidade. Assim como a de creme, eu amo essa receitinha! É puro amor! O leite funciona como uma espécia de "selante das cutículas". É só misturar 1 copo de leite de 200 ml com 2 colheres do seu condicionador preferido. Deixe no máximo 20 minutos
NUTRIÇÃO
Nutrição capilar é a reposição de lipídios nos cabelos. Lipídios são substâncias não solúveis em água, como óleos e gorduras, ou seja, este tipo de tratamento tem a função de promover lubrificação aos fios, que é essencial para diminuir a perda de elementos como a umidade, nesta etapa também estamos colocando nutrientes em nossos cabelos. A falta de lubrificação estimula a quebra e falta de maciez dos fios.
Azeite de oliva + açúcar Mascavo
Essa é uma receita de esfoliação do couro cabeludo. Na verdade, é muito simples: misture 2 colheres de sobremesa de azeite + 1 colher de açúcar mascavo e massageie o couro cabeludo por 15 a 20 minutos. Lave depois com shampoo. Os benefícios incluem renovação das células do seu couro, redução da oleosidade excessiva e potencialização na absorção de nutrientes.
E olha só a vantagem: além da esfoliação, você ainda nutre seu couro cabeludo! Faça no máximo, uma vez a cada 15 dias.
Mamão, banana e azeite
1/2 mamão + 1 banana + 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem. Amasse bem as frutas e acrescente o azeite, mexendo bastante. Deixe agir por 20 minutos. Para potencializar o efeito, use touca térmica ou enrola a cabeça em papel alumínio. Lave o cabelo como de costume.
Abacate e óleo de amêndoas
1 colher (sopa) de óleo de amêndoas + 1 abacate pequeno. No liquidificador, bata o óleo e o abacate e espalhe nos cabelos úmidos e limpos. Deixe agir por 30 minutos. Enrola a cabeça com papel alumínio. Lave o cabelo como de costume.
Mel, óleo de amêndoas e azeite de oliva
2 colheres (sopa) de mel + 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoas + 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem. Misture em banho-maria o óleo de amêndoas doces e o azeite de oliva. Retire do fogo e adicione o mel. Passe nos cabelos e cubra com uma toalha aquecida. Deixe agir por 20 minutos. Lave como de costume.
RECONSTRUÇÃO
O que é reconstrução capilar?
A reconstrução capilar é o nome de um tratamento específico que devolve as propriedades naturais dos fios de cabelo, reestruturando a fibra capilar e reparando fissuras causadas por eventuais processos químicos que degradaram e danificaram a haste capilar.
Reconstrução capilar leve
Após passar o shampoo, aplique a queratina mecha por mecha a dois dedos da raiz. Não precisa massagear os fios. Deixe por cerca de 15 minutos, retire, passe o condicionador e enxágue.
Reconstrução capilar média
Lave o cabelo com shampoo anti resíduo e tire a umidade com a toalha. Aplique a queratina a dois dedos da raiz, mecha por mecha. Espere 15 minutos, retire, passe máscara de hidratação e espere 20 minutos. Enxágue e passe só um pinguinho de condicionador nas pontas. Enxágue de novo.
Reconstrução capilar de choque
Depois de lavar o cabelo com shampoo, aplique máscara de hidratação, espere de 20 a 30 minutos e enxágue. Passe a queratina no comprimento e pontas do cabelo e seque com secador.
Cauterização capilar caseira
Depois de lavar com o shampoo anti resíduo, aplique a queratina a dois dedos da raiz. Faça escova em mechas finas e depois passe a chapinha em mechas pequenas pelo menos 4 vezes em cada mecha.
FINALIZAÇÃO
Dedo liss
É uma técnica de texturização em que pegamos mechas bem fininhas do cabelo e enrolamos no dedo, uma a uma, até que a mecha forme um cachinho no próprio formato do dedo. O cabelo fica com aspecto de "cachinhos de criança", sabe? Tipo da Maísa quando era pequena. A definição fica muito boa, mas depois do cabelo seco é bom separar um pouco os cachos e as mechinhas para dar volume e tirar o aspecto "infantil".
Rake And Shake
Uma divertida técnica de finalização que pode ser feita de maneiras diferentes entre as meninas de cabelos longos e as de cabelos curtos. Para quem tem cabelo curto, basta passar o creme da maneira que achar melhor e , depois de pronto, "chacoalhar" a cabeça com o intuito de soltar os cachinhos e deixá-los com volume e leveza. Para as meninas de cabelos longos, o ideal é aproveitar a hora de fazer fitagem para simplesmente passar os dedos pelas "fitinhas" das mechas e chacoalhar bem, segurando pelas pontinhas do cabelo. Em resumo, o rake and shake é uma técnica que envolve mexer, chacoalhar e deixar o cabelo com bastante movimento e volume. É ideal para pessoas que não se importam com um pouco de frizz, mas amam o cabelo bem cheio.
Twist
Método de texturização, muito utilizado por meninas com o cabelo tipo 4 (mais crespo tipo Maraísa) e que visa formar cachos dos mais diversos tamanhos (dependendo do seu gosto pessoal e do tamanho da mecha separada). Para fazer os twists, é importante passar um leave in bem hidratante, umas gotinhas de um óleo de sua preferência e depois em mechas finas, dividir essas mechinhas ao meio e enrolá-las, fazendo um torcidinho com o cabelo da raiz às pontas. Depois de enrolar o cabelo inteiro, basta esperar secar bem (é legal fazer à noite e dormir com os twists para soltá-los na manhã seguinte). Ao soltar os "enroladinhos", o cabelo estará todo cacheado, Daí é só amassar os fios e modelar como quiser. OBS: o mesmo resultado dos twists pode ser obtido utilizando alguns bigodins, bobs finos, flexi-rods, etc.
Plopping
O plopping é uma "manobra" de finalização, que você poderá utilizar após a aplicação dos seus produtos, na ordem que preferir. Você pode, por exemplo, aplicar seus cremes, fazer fitagem e, por último, fazer o plopping para segurar seus cachos e dar maior definição. Como faz? Simples. Após aplicar o creme no cabelo inteiro, joga a cabeleira toda pra frente e, com uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão, faz uma "bolsa" e guarda o cabelo lá dentro. Traga o tecido para junto da cabeça com o cabelo guardadinho, amarre de maneira firme (quase um turbante) e mantenha assim por, no mínimo, 20 minutos para segurar bem a forma do cacho. Quando você tirar a toalha, os cachos vão estar bem definidos e fixados. É ideal para quem tem cabelos grandes, já que em cabelos curtos esse pequeno "turbante" não faz muita diferença no quesito definição (pelo contrário, ele pode até encher o cabelo curto de frizz e deixar com aspecto de "amassado").
Fitagem
Hum, o nome logo nos sugere fitas né? Mas como assim? Na fitagem nós separamos o cabelo em pequenas mechas, fitas, e passamos a mão nele para estimular o cacho, Sabe quando você passa a tesoura na fita de nylon para ela enrolar toda? Então, é o mesmo princípio! Basta passar a mão diversas vezes seguidas na mesma "fita" de cabelo, que o cacho será estimulado.
LOC
Líquido, óleo, creme. É basicamente a aplicação desses três produtos nessa ordem mesmo. Primeiro, algum líquido que pode ser água pura, filtrada, com algum ativo como a glicerina, Bepantol, etc. Borrifa a água no cablo inteiro e massageia a grosso modo para que os ativos penetrem. Se preferir, pode aproveitar o momento após lavar o cabelo, já que ele já vai estar úmido. Depois, vem a aplicação do óleo que deve ser preferencialmente um óleo vegetal (evite passar aqueles óleos "prontos" e siliconados que compramos nas perfumarias). Separando mecha a mecha, aplique o óleo, enluvando bem o cabelo. Não precisa exagerar, apenas umas gotinhas bastam. Por último, vem a aplicação do creme, que pode ser o seu creme de pentear favorito mesmo. Novamente, separe o cabelo em mechas, aplique creme o quanto baste (sem emplastrar os fios) e depois é só dar forma que quiser e deixar secar.
OG
Óleo e Gel. A aplicação é bem parecida com a aplicação da técnica LOC, porém, os produtos são óleo e Gel. Não tem segredo: é só enluvar os fios com óleo vegetal de sua preferência e, depois finalizar com o gel. O óleo vai garantir que o gel não danifique nem resseque os fios e o resultado é definição máxima!
DICIONÁRIO
Day after
Hora de dormir!
Dormir é a parte mais complicada para qualquer cacheada. A melhor solução pode ser encapar seu travesseiro com uma fronha de cetim. Também sempre colocar o cabelo para cima, tentando não amassar os cachos (pelo menos no começo da noite). Mas você pode usar uma touca de cetim ou lenço de cetim para "embalar" o cabelo, assim como no plopping. O cetim é usado porque o contato com o cabelo não gera estática nos fios, mais conhecido como frizz!
Nada deu certo? Bora para o chuveiro!
Tem dias que nada disso dá certo. Os cachos ficam amassados, com frizz, uma baite bagunça. Nessas horas recorra ao chuveiro:
- Se for em um nível remediável, mas que só o borrifador de água não dá conta, molhe o cabelo por partes (para não perder todo o creme de definição dos cachos), e vá enrolando e amassando os cachos.
- Se for um nível extra-hard-pink-impossível faça co-wash que nada mais é do que lavar o cabelo com condicionador para tirar os nós, selar os fios e começar tuuudo de novo.
Tipos de cabelo
Segue abaixo uma tabela de tipos de cabelo
![]() |
| Imagem retirada da internet |
No poo/Low poo
Cujo termo patenteado pela Deva, se popularizou em todo mundo como técnicas de tratamento que priorizam a utilização não só de agentes mais leves de limpeza, como também de substâncias que tratem o cabelo por completo, sem mascarar a saúde dos fios.
Ambas as técnicas foram divulgadas pela cabeleireira Lorraine Massey, em seu livro Curly Girl (não estou fazendo divulgação do livro). Neste livro a cabeleireira sugeria a utilização de pouco shampoo (Low poo), ou abolir o uso completo de shampoos (No poo). - Poo: Shampoo
A prática de Low poo, defende a utilização de shampoos com agentes de limpezas de caráter leve, que não agridem a fibra capilar. Substãncias como Betaína cocamidopropyl (Anfótero) e Sulfos succinato de Sódio de Dioctilo, são mais leves, fazem menos espuma e proporcionam limpeza aos fios sem retirar a proteção natural do couro cabeludo.
A técnica também defende a utilização de produtos que não contenham em sua fórmula Petrolatos (parafina líquida-óleo mineral-,vaselina). O uso constante de petrolatos deixa o cabelo pesado e mascara a saúde dos fios. É como usar chapinha em um cabelo ressecado: ele tem brilho e parece saudável, mas por dentro, carece de substâncias essenciais a sua saúde. Além disso, os petrolatos, criam uma barreira para a absorção de muitas substâncias presentes nos cosméticos.
No No poo, é abolido o uso de shampoos, mesmo os de caráter mais leves. Sendo assim, além dos petrolatos, não utiliza qualquer produto (máscaras, leave in, condicionadores) que contenham silicones insolúveis em água, pois estes só são retirados do cabelo com shampoo. A lavagem, chamada co-wash é feita com condicionadores que não contenham silicones.
Sendo assim, a diferença do No para o Low é que neste último, o shampoo é utilizado com substância de limpeza leves e portanto, máscara, cremes de pentear e demais produtos podem conter silicones que são retirados dos fios com o shampoo. Já o No Poo, por não se fazer a utilização de shampoos, os produtos com silicones insolúveis não são utilizados.
Todos os produtos para o No Poo, podem ser utilizados por pessoas que praticam Low Poo. No entanto, os produtos para Low Poo não são utilizados por quem pratica No pois, possuem em sua fórmula silicones insolúveis em água.
Transição
O que é transição?
A transição compreende aquele período que você desiste das químicas de alisamento, e resolve assumir suas raízes naturais. A transição termina com o big chop e começa com o maior grito de liberdade e alegria, tipo, de todos os tempos.
![]() |
| Imagem retirada da internet |
BC/BIG CHOP
Big chop significa em inglês "grande corte", ou seja, é aquele corte que vai retirar toda a química restante dos seus fios. BC é libertador, é amor, é alegria e ousadia.
![]() |
| Imagem retirada da internet |
Texturização
As texturizações são formas de cachear a parte lisa sem babyliss ou fontes de calor, protegendo os lindos fios contra desgaste térmico.
Cronograma Capilar
O que é cronograma capilar?
Cronograma capilar é uma rotina de cuidados para os cabelos, e ele é responsável por repor os nutrientes que os fios precisam, como lipídeos, águas, vitaminas, sais e proteínas. A etapa de nutrição vai devolver os óleos, a etapa de hidratação vai repor a água, e a reconstrução vai alimentar os fios com proteínas.
Tem um post nesse blog falando sobre isso, vale a pena conferir.
![]() |
| Imagem retirada da internet |
No próximo post vou trazer algumas receitas de hidratação caseira.
Espero que vocês tenham gostado.
Escrito por: Chris










Nenhum comentário:
Postar um comentário