segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

TRANSIÇÃO CAPILAR

   Hoje muitas mulheres optaram por voltar a usar os cabelos cacheados depois de anos usando alisantes. Mas isso não é um processo fácil, ainda mais quando a mulher tem o cabelo longo. E muitas mulheres ficam na dúvida do que fazer, Algumas optam pelo Big chop e outras preferem a transição. Então o que fazer?

Imagem retirada da internet


   Como todas nós sabemos não existe produto capaz de retirar a química do cabelo para ele voltar ao natural. Se você fez ou faz algum processo de alisamento e deseja voltar a usar seus cabelos cacheados, você só tem duas opções, que é o big chop ou a transição, e os dois requer muita paciência.

   Minha história
   Eu sempre tive os cabelos cacheados e quem tem sabe que dá um pouco de trabalho cuidar deles, principalmente em deixá-los definidos. Quando foi no ano de 2010 eu resolvi fazer o alisamento japonês, na época era o mais pedido nos salões. Na época eu falava que foi a melhor coisa que eu já tinha feito nos cabelos. Quem é que não quer acordar e com as próprias mãos pentear os cabelos, sem ter que molhar e colocar creme? Esse era o meu pensamento. Só que o que era pra ser algo que me deixava feliz começou a me deixar triste. O meu cabelo sempre foi fino e a química estava afinando os fios cada vez mais, mesmo fazendo hidratação toda semana e reposição de queratina a cada 15 dias, o meu cabelo estava quebrando, e ficando ressecado, sem vida. Eu achei que era por causa da química daquele selão e resolvi mudar de salão, e como foi no primeiro o resultado foi maravilhoso, sqn, depois começou tudo de novo e eu resolvi fazer a progressiva (como se mudasse alguma coisa), eu praticamente troquei o seis por meia dúzia.
   Quando foi no ano de 2014 eu comecei a sentir falta dos meus cachos, então eu pensei em fazer uma transição capilar e como eu sabia que ia demorar eu resolvi cortar os meus cabelos aos poucos, e comecei com um corte chanel. Passado alguns meses, veio aquela agonia, "meu cabelo está feio" "vai demorar muito", e o que eu fiz, resolvi fazer progressiva na parte cacheada, porque eu achava que a progressiva ia sair com 3 meses, mas não saiu, eu posso dizer que por falta de conhecimento na época eu fui enganada. Nesse período eu cheguei a usar mega hair para disfarça a diferença de textura do cabelo.
   Quando foi em setembro de 2015, já cansada e insatisfeita de como o meu cabelo estava eu resolvi fazer o big chop, confesso que quase chorei quando a cabeleireira começou a cortar o meu cabelo.

Meu BC

   Nas primeiras semanas eu quase não me olhava no espelho, mas depois eu já estava muito feliz em ter meus cachos novamente, não foi um processo fácil mas eu não me arrependo. Hoje eu vejo que o meu cabelo não é ruim como eu julgava ele. Se na época eu tivesse estudado o meu cabelo eu nunca teria alisado. Lembro que quando comentei com algumas pessoas que iria alisar, eu fui repreendida por todos, eles falavam que eu iria me arrepender, que meus cachos eram bonitos, que não precisava de química nenhuma. Hoje eu vejo que eles tinham razão.
 
   Um conselho, se você realmente está disposta a ter seus cachos de volta, o big chop é a melhor solução, porque você já vai tratando dele enquanto ele cresce. Não fique achando que você vai ficar feia com os cabelos curto porque não vai, eu também achei isso, mas quando você perceber seus cabelos já estarão grandes. Depois de um ano de BC eu já conseguia fazer um rabo de cavalo. Com muito cuidado e hidratação seus cabelos vão crescer fortes e saudáveis.

   Lembrando que o melhor tratamento para voltar ao cacheado é cuidar dos cabelos. O ideal também é pra quem quer voltar aos cachos é usar shampoo sem Sulfato e sem Lauril, é um shampoo que não faz espuma, ele só limpa. Se você está em transição você pode usar todos os dias o ativador de cachos, ele ajuda a não deixar os cabelos espigados.
   O que muitas mulheres perguntam é como usar os cabelos no período de transição. Bom você pode manter a escova e a prancha ou usar o ativador como foi dito, também o difusor, e se você quiser usar ele todo cacheado tem várias técnicas para isso, como a fitagem e o bigudim entre outros.

   Vou deixar aqui 7 dicas para quem está em transição capilar.

  1. Primeiro de tudo, ame o seu cabelo natural, não importa a estrutura do fio, se ele é mais enroladinho, se ele possui cachos abertos, se é crespo, se ele não forma cachos, cada estrutura em particular tem a sua beleza.
  2. Lance mão da vitamina T, tesoura neles. Agora se você for apegada comprimento dele, pelo menos uma vez por mês tire as pontinhas, mas  se você for corajosa faça o BC.
  3. Aguce seu lado Sherlock Holmes. Busque o máximo de informação possível, a final é seu mundo novo, um cabelo que muitas não conhecem. Assista vídeos, tutoriais, procure e conheça grupos de cacheadas nas redes sociais, torne a internet seu aliado.
  4.  Essa dica é pra quem não sabe o que fazer com o cabelo no dia a dia, a final são duas texturas diferentes e nada agradáveis. Então invista em penteados fáceis e práticos, como o coque e a trança, já em ocasiões especiais faça texturização.
  5.  Estimule os cachos, com umectação e hidratação de maisena. A umectação é feita com óleo 100% natural, como por exemplo o azeite extra virgem e o óleo de cocô.
  6.  Paciência. É necessário esperar o cabelo crescer para ter os cachos e o black, pra ter de volta o cabelo todo natural.
  7.  Aproveite esse tempo de transição e conheça mais o seu cabelo. Saber o que ele gosta o que ele não gosta, experimente hidratações, creme de pentear. Então teste, teste, teste..
  
   Não fique com medo de cortar seus cabelos, pois eles vão crescer. É melhor ter um cabelo curto mas saudável do que um cabelo longo todo ressecado, sem vida e quebradiço.

 
Imagem retirada da internet

   Não tenha medo de novas mudanças. Lembrando que o cabelo é o cartão de visita da mulher, não importa o tamanho.
   Diga sim aos cachos e seja natural

   Escrito por: Chris

Nenhum comentário:

Postar um comentário