quinta-feira, 9 de março de 2017

Naples da AMD - Os Novos Processadores para Servidores

AMD apresenta sua nova linha de processadores para servidores.
Após lançar os Ryzen, a AMD agora lança os Naples. São processadorres voltados para servidores, que competirão com a linha Xeon da Intel.



Núcleos do Naples(imagem retirada de adrenaline.uol.com.br)

Saiba mais sobre o Naples aqui...


Usando a arquitetura Zen (a mesma usada nos Ryzen), o sistema de soquete duplo conta com 32 núcleos, 64 threads e 8 canais de memória por chip, o que permite uma capacidade de 128 threads simultâneos, suporte para até 32 DIMMs DDR4 (ou seja suporta até 2Tb de memória RAM) e 4Tb (Terabytes) de memória (HDD ou SSD). O sistema Naples suporta até 128 camadas de PCIe 3.0, 64 por chip, e conta com uma estrutura de cache otimizada para eficiência energética. Será possível usar os processadores em um esquema de soquete duplo, o que significa que o servidor poderá contar com o dobro desses recursos. Após o lançamento teremos CPU's Naples com menos núcleos e preços mais baixos.

Ainda não foram apresentados testes do Naples, mas as especificações do processador da AMD ganham destaque em comparação aos concorrentes, até o momento, a empresa fez apenas uma comparação com o Xeon E5-2699A V4, também com soquete duplo.
O chip da Intel precisou de 35 segundos para executar determinada carga de trabalho enquanto o Naples precisou apenas de 14 segundos.

Especificações do Naples e do Xeon
(imagem retirada de tecnoblog.net)

Comparativo entre o Xeon e o Naples(imagem retirada de tecnoblog.net)  






























Segundo a AMD, o Naples é a porta de entrada para uma série de inovações no mercado de processadores para Data Centers e o primeiro da família de CPUs Ryzen para servidores.
A AMD prometeu que vai trazer o Naples para o mercado no segundo semestre de 2017, então vamos aguardar, pois, em breve teremos mais informações e mais testes e comparativos.
Será que a AMD conseguirá mais espaço no mercado de servidores? Por que no momento ela possui apenas 10% da fatia e os 90% restantes pertencem a Intel.

Seguem palavras de um dos executivos da AMD:

"Hoje é o dia que marca o retorno da AMD para a sua posição de inovação em Data Centers e na entrega de escolhas para o consumidor de CPUs de alta performance para servidores"
- Forrest Norrod, ​executivo da AMD 

Vamos aguardar e ver.
Deixe sua opinião nos comentários

Por Jota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário