terça-feira, 18 de abril de 2017

MIOMAS

   Hoje nós podemos dizer que ele é um dos problemas que mais acometem as mulheres, e que tem muita mulher que tem e não faz a menor ideia. Com isso podemos dizer que a maioria das mulheres ou teve, ou tem, ou vai ter mioma em alguma faze da vida.

Imagem retirada da internet

   Muitas tem e acabam morrendo e nem sabendo que tiveram um mioma, porque não fizeram um diagnóstico. É uma doença benigna na mulher, extremamente comum, extremamente prevalente no mundo inteiro. Quando a gente fala definição de mioma, até assusta é um tumor do útero, mas é uma tumor benigno, então o primeiro ponto que as mulheres devem atentar e ficarem tranquilas é o seguinte, mioma não se maligniza, mioma não vira câncer, segundo ponto, mioma é somente no útero, não existe mioma de ovário.

   Alguns tipos de miomas
   Subseroso: Fica na parte externa do útero, em contanto com a cavidade abdominal;
   Submucoso: Fica dentro do útero, ele fica mais ou menos no local onde o bebê se implanta para desenvolver uma gestação;
   Intramural: Fica dentro da musculatura do útero

Imagem retirada da internet

    Essas são as três principais localização de miomas.
   Cada mioma vai dar um sintoma diferente na mulher, não existe um sintoma padrão, e mesmo o tratamento, difere dos tipos de miomas. Tem miomas que é preciso mexer nele antes da mulher engravidar, outros não, outros a mulher pode conviver com ele o resto da vida que não vai trazer nenhum problema.
   O principal sintoma do mioma é o sangramento vaginal, muitas mulheres confundem com menstruação, "minha menstruação está irregular", "eu sangro 3 á 4 vezes no mês", na verdade a sua menstruação pode estar regulada e o que está sangrando é o mioma, principalmente esse que fica dentro do útero (submucoso), ele que causa o sangramento mais intenso, porque ele está intimamente ligado a região vaginal, o aspecto do sangramento é parecido com a menstruação mas a intensidade é muito grande, tem mulheres que tem anemia profunda, algumas acabam precisando fazer uma transfusão por conta de um mioma, porque dependendo do tamanho ele pode aumentar o sangramento durante o ciclo menstrual e até aumentar os dias do ciclo.
   O mioma submucoso acaba sendo um fator de infertilidade, porque ele está ocupando o espaço onde o embrião ficaria. Mesmo que ocorra uma fecundação o embrião não consegue se implantar, e essa mulher acaba muitas vezes sofrendo o aborto de repetição.
   Normalmente o mioma não dói, ele começa a doer quando ele cresce muito e começa a comprimir outros órgãos ou terminações nervosas.
   O mioma cresce muito e muito rápido, ele é alimentado por hormônios, tanto que no período da gravidez ele pode crescer muito, se a mulher engravida tendo o mioma ela tem que cuidar dele durante a gestação. Depois da gestação ele tende a diminuir de novo. Por que é uma doença da mulher que está no período de fertilidade, vai da menstruação até a menopausa, porque ele é intimamente ligado aos hormônios. Não tem descrição de meninas com miomas antes de menstruar, se nunca menstruou não tem mioma.

   Porque os miomas aparecem?
   Primeiro precisamos entender o que é o mioma. O nome do mioma normalmente aparece na ultrassom como Leiomioma (Leio=liso Mio=músculo Omar=tumor), é um tumor de células musculares lisas do útero, nessa parte do miométrio que é essa musculatura do útero ele começa a se dividir desordenadamente sem motivo, algumas células começam a se dividir e vão se aglomerando formando essa tumoração benigna. Não existe uma causa pré definida, sabe-se que existe um forte fator genético, então se a sua mãe teve, a irmã teve a tendência é que você também tenha. Mesmo que não haja ninguém na família, você também pode ter, a chance é menor mas pode acontecer.

   A maioria das mulheres desenvolve mioma?
   Sim. Hoje podemos dizer que 80% das mulheres ou tem ou terão mioma em alguma fase da vida.
   Normalmente se não tem sintoma nenhum, o médico acaba descobrindo o mioma no exame de rotina, principalmente pelo ultrassom.

   O mioma pode se transformar em um câncer?
   Não.

   Quando a mulher chega no climatério, há a redução do mioma?
   Como tem relação com hormônios, tanto que mulheres que tem miomas com sintomas e elas estão chegando na menopausa, e a menstruação já está falhando, se o médico tinha indicação cirúrgica, ele até segura um pouco, até a mulher entrar na menopausa, porque a tendência é o mioma regredir, e os sintomas desaparecerem. Se não regredir e os sintomas não desaparecerem, ai sim é feita a cirurgia.

   É possível diminuir o mioma?
   Sim. Tem como diminuir, com tratamento clínico, com medicamentos, também a embolização que é um dos tratamentos mais modernos que tem. Existe várias maneiras de lidar com esse mioma, mas tudo vai depender da quantidade, do tamanho, da localização, dos sintomas, não existe uma regra. Existe a embolização mas ele não serve para todos os tipos de miomas, pra todas as localizações, então não é toda mulher que tem mioma que pode se beneficiar por esse tipo de tratamento, mesma coisa o tratamento medicamentoso. O tratamento com remédio que são a base hormônio pra reduzir o mioma. O grande problema é o seguinte, o mioma reduz, só que depois ele vai voltar a crescer novamente, então pra serve esse tratamento? Pra reduzir o mioma, pra facilitar uma cirurgia posterior, ele serve como um tratamento prévio da cirurgia, pra assim mexer o quanto menos organismo e conseguir retirar a menor quantidade de útero possível. Primeiro se reduz o mioma, pra cirurgia ser mais fácil, expor o paciente ao menor risco cirúrgico. Alguns miomas com tratamento medicamentoso às vezes desaparecem, às vezes ficam tão pequenos que chegam a ficar instáveis, mas a grande maioria (depende dos hormônios) pode voltar a crescer. Agora nessa mulher que está beirando a menopausa, às vezes o tratamento clínico vale a pena, porque vocês reduz o mioma, ela vai entrar na menopausa, e não tem mais hormônios pra ele voltar a crescer, então é um tratamento eficaz.

   Depois do tratamento o mioma continua crescendo? Ele pode surgir novamente no mesmo lugar? Isso é algo continuo para a pessoa que só teve uma, vez eternamente vai ter que cuidar do mioma?
   Não há regras. Você pode retirar os miomas e eles nunca mais aparecerem, você pode retirá-los e eles aparecerem tudo de novo. Na verdade não são os mesmos, aparecem novos miomas, ainda mais se a mulher tiver uma pré disposição a formar miomas. Tem mulheres que tem um único mioma pequeno, tem mulheres que tem 20,30,40 miomas no útero, é um útero com múltiplos miomas, de vários tamanhos, de várias localizações, então vai variar muito, não existe uma regra pra isso, então ele pode voltar a cresce, até mesmo depois da cirurgia podem aparecer outros (novos). Aquele que foi retirado não volta.

   Mioma pode causar infertilidade?
   O mioma na verdade ele é um fator indireto de infertilidade, então se ele estiver grande a ponto de ocupar a cavidade dentro do útero onde o bebê vai se fixar, ou mesmo se ele estiver na área de dentro da musculatura ou fora, mas que vai fazer um abaulamento dessa cavidade intra uterina onde o bebê se fixaria ele pode sim causar um aborto de repetição. Então ele é uma causa indireta, só ter o mioma, ele não interfere na ovulação, na fertilidade da mulher. Se o mioma estiver do lado fora não vai interferir em nada. Agora tem outros problemas, às vezes o mioma que está do lado fora ele cresce tanto e próximo da tuba uterina, ele pode comprimir a tuba e não deixar essa tuba captar o óvulo. Para saber se existe este mioma, só através da Histerossalpingossonografia, ou seja você vai fazer um Raio X do útero.

   Em que tamanho o mioma é considerado grande a ponto de ter que retirar?
   A indicação está considerada aos sintomas e não ao tamanho. Logicamente se a pessoa tiver um mioma muito grande e ele está comprimindo alguns órgãos e está atrapalhando, nesse caso vale a pena retirar, mesmo que não haja sangramento excessivo. Tem casos de miomas muito pequeno e os sintomas são muito grande, onde a mulher sangra demais, ela não tem qualidade de vida. Então às vezes um mioma pequeno tem indicação cirúrgica. Então não é somente o tamanho que vai indicar se a mulher deve ou não fazer a cirurgia.

 

   Não deixe de fazer os exames de rotina, não siga receitas que alguém indicou pra você falando que vai te ajudar com os miomas, o único que sabe o que é bom pra você é o médico.
 

   Escrito por: Chris
 

Um comentário:

  1. Belo blog, Chris. Bastante informativa essa postagem sobre miomas. Em nossa página também colocamos conhecimentos sobre mioma à disposição pra poder ajudar a populaçao a saber um pouco mais sobre essa doença e buscar sempre o acompanhamento médico.

    ResponderExcluir