quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Cesta básica de beleza

      A tentação é grande, mas, para ter um bom kit de maquiagem, você não precisa sair comprando tudo o que vê pela frente. Até porque nem tudo o que está na prateleira é adequado para o seu tipo de pele. Se você quiser montar um kit de maquiagem personalizado, descubra qual é exatamente o seu tipo de pele: oleosa, mista, seca, normal ou sensível. Para isso, consulte um dermatologista. Depois, é só ir às compras!

imagem retirada da internet



   ACESSÓRIOS
 
   Comece por eles. Tenha sempre à mão demaquilante, algodão e lenços de papel. Já existem no mercado hastes flexíveis para maquiagem, mas as hastes comuns de algodão também servem.
   Por isso, não deixe faltar. Elas são indispensáveis para retoques finos, por exemplo ao aplicar a máscara ou delinear os olhos. Também vale a pena investir em um bom apontador próprio para produtos de maquiagem.


   PRIMER

   Com a função de disfarçar os poros dilatados, minimizar as linhas finas e controlar a oleosidade, o primer ainda ajuda a fixar a maquiagem.
   Por isso, tornou-se um item fundamental na hora de compor qualquer make- do básico ao sofisticado.
   Aplique-o sempre antes da base, certificando-se de cobrir toda a área do rosto. Se quiser um efeito altamente profissional, adote também as versões para áreas específicas, como olhos e boca.

   CORRETIVO

   Esse é outro item que jamais pode faltar na sua frasqueira, mas não tenha pressa na hora de comprá-lo. é muito importante escolher o tom mais semelhante possível ao de sua pele. Tome cuidado em lojas em que não haja luz natural, como em shoppings. Para não errar, teste o produto no rosto e dê uma voltinha lá fora para ver exatamente como ficou.
   Além dos tradicionais tons da cor da pele, existem corretivos coloridos, específicos para disfarçar olheiras mais escuras e outras marcas proeminentes. O amarelo, por exemplo, é perfeito para disfarçar as olheiras; já o verde ajuda a cobrir espinhas e pontos avermelhados; mas, se o problema forem as sardas, opte pelo lilás.
   Use o corretivo depois de aplicar o primer, mas não carregue na quantidade, principalmente se você tem ruguinhas. Isso irá ressaltá-las.


   

   Existem vários tipos de pó, com texturas e funções diferentes:
  • Compacto: oferece maior cobertura e é perfeito para retoques, ao longo do dia ou durante uma festa. Pode ser opaco ou com brilho.
  • Solto: em grãos finos, oferece cobertura bem natural. É ótimo para peles oleosas, mas não muito prático para retoques. Pode ser encontrado nas versões opaca ou com brilho.
  • Translúcido: compacto ou solto, oferece cobertura suave. Os grãos ultra finos ajudam a fixar a maquiagem, e muitas versões prometem controlar o excesso de oleosidade. No entanto, fique atenta para não exagerar na quantidade... Qualquer deslize a fará parecer a prima mais velha do Gasparzinho na foto!
  • Opaco: compacto ou solto, pode ser usado tanto à noite quanto durante o dia, desde que se escolha o tom exato da pele.
  • Mineral: com grãos ultra finos, é encontrado compacto ou solto. Como o nome já diz, contém minerais na fórmula e é ideal para peles oleosas, pois não obstrui os poros, conferindo um aspecto aveludado à pele.
  • Bronzeador: confere aquele efeito verão, mas costuma ser usado para afinar o rosto.


   BASE

   Não economize nesse item. Depois do primer, a base é a principal aliada no preparo da pele. É ela quem vai determinar o sucesso do make. Invista em produtos de qualidade, capazes de oferecer melhor cobertura e maior durabilidade, disfarçando manchas e imperfeições com maestria. Por isso, é muito importante acertar na escolha no tom. Tal como indicado no caso do corretivo, experimente o produto no rosto e , de preferência, sob luz natural.

   BLUSH

   É encontrado nas versões em pó, cremosa ou líquida. Qualquer que seja a escolha, fique atenta à aplicação. Use pincel para aplicar o blush em pó, evitando as esponjas, que podem criar o efeito "festa junina". As versões cremosas são muito fáceis de aplicar, mas evite-as se você tiver a pele oleosa, para não acabar com cara de "cobertura de morango".

   ILUMINADOR

   Símbolo de pele bem cuidada e naturalmente iluminada, é o queridinho dos maquiadores. Não existe make que se preze sem ele. Existem três tipos básicos de iluminador: líquido, cremoso e em pó- compacto ou solto. O branco é um clássico, mas não fique apenas nele! Vá de creme, champanhe, dourado e rosê. Se você tiver pele oleosa, opte pelos produtos com pouco brilho e prefira as versões em pó.
   Aplique no canto interno dos olhos e logo abaixo das sobrancelhas para "abrir" o olhar. Para os dias de festa, você pode pincelar um pouco de iluminador na região da têmporas. Isso vai dar ao rosto um certo toque de diva.

   LÁPIS DE OLHO

   Existem vários tipos de lápis de olho à venda, mas esse é outro item em que não vale a pena economizar. Produtos de qualidade oferecem ótima cobertura na hora de preencher a pálpebra, por exemplo - sem contar que a pele sensível dos olhos agradece.
   Os principais tipos de lápis de olho são o de madeira e o kajal.
   O primeiro é o que todo mundo conhece, e pode ser encontrado nas versões comum e jumbo. O kajal, por sua vez, é macio e cremoso, fácil de aplicar e perfeito para fazer aquele traço bem marcado. Mas tem uma desvantagem: não combina com dias quentes e lugares abafados.





   MÁSCARA PARA CÍLIOS

   Capaz de destacar qualquer make, é tão importante num kit de maquiagem quanto um batom. Existem versões para todas as ocasiões.
   Se você quiser:


  • Alongar os cílios: use produtos com cerdas finas e longas.
  • Dar volume a eles: opte por aplicadores com cerdas curtas e grossas, de preferência com uma leve curvatura.
  • Curvá-los: escolha as escovinhas em formato de C. Para intensificar o efeito curvo, aplique fazendo movimentos em zigue-zague.
   Para não deixar escapar nenhum pelinho, conte ainda com os modelos tipo "ouriço", que garantem uma aplicação uniforme e são ótimos para preencher os cílios inferiores.

   BATOM

   Existem vários tipos de batons. Os mais comuns são o cremoso, o cintilante, o matte, o gloss e o envernizado. O cremoso tem boa cobertura e grande poder de hidratação, mas precisa de retoques ao longo do dia. As versões cintilantes são, em geral, mais suaves, ideais para aplicar sobre outra camada de batom, a fim de intensificar o brilho.
   Se você quiser uma cor intensa, opte pela versão matte, que conta com grandes quantidade de pigmentos na fórmula. Tem ótima fixação e acabamento discreto. Ao usá-lo, porém mantenha os lábios muito bem hidratados - por ser bem sequinho, o acabamento matte não perdoa a pele maltratada.
   O gloss é um tipo de batom bem leve, transparente e com muito brilho. Dura pouco, hidrata bastante e dá volume aos lábios. Já os envernizados têm boa fixação e efeito de brilho molhado - uma mistura de batom cremoso e gloss.


   DELINEADOR

   Mesmo temido por algumas mulheres, o delineador é um item indispensável na hora de ressaltar o make dos olhos. Basta um pouco de treino e paciência. Vamos aos principais tipos:

  • Líquido: é o mais comum e o mais difícil de aplicar. Em compensação, depois de praticar bastante, é com ele que você fará traços finos perfeitos!
  • Em gel ou creme: requer o uso de um pincel, em especial o chanfrado. Não é tão difícil de usar e permite controlar bem a espessura do traço. No entanto, seca bem rápido.
  •  Em forma de caneta: é prático e oferece firmeza na hora de aplicar, mas demora mais para secar.
  • Em pó: fácil de aplicar, é ideal para quem prefere um delineado mais grosso.


   SOMBRAS

   Existem cinco tipos de sembras:

  • Em pó: tem acabamento bem natural e pode ser aplicada tanto com o pincel seco quanto molhado. Com o pincel seco, porém, é recomendável usar um lencinho embaixo dos olhos na hora da aplicação, para evitar borrar a pele já preparada.
  • Compacta: mais fácil de aplicar que a versão em pó, tem ótima fixação e não borra.
  • Líquida: nas cores neutras, pode se transformar em um grande curinga, ajudando a fixar a sombra em pó. É preciso, no entanto, espalhar muito bem, para evitar que o produto se acumule nas dobrinhas do olho.
  • Cremosa: tem efeito acetinado, mas não é muito durável. Se você não tem muita prática com os pincéis, use os dedos para aplicá-las. Assim, irá garantir uma cobertura uniforme.
  • Pigmento: tem cor intensa e brilho incomparável, mas pede um pouquinho de jeito na hora de aplicar. Para ajudar na fixação, o uso do primer específico para os olhos costuma ser indicado pelos profissionais.



   Dúvidas, dicas e truques

   Ao aplicar a base no rosto, é preciso aplicar também no pescoço?
    Sim, e não se esqueça das orelhas. Use o pincel ou uma esponjinha, mas não exagere na quantidade. Finaliza com o pó.

   Como passar batom escuro sem borrar?
    Use primeiro um lápis de contorno labial. Mas atenção: a cor do lápis precisa ser igual à do batom, Depois, para um resultado perfeito, aplique o batom com um pincel. Dessa forma, o desenho ficará certinho e fará o batom durar por muito mais tempo. Mesmo assim, leve sempre o batom na bolsa. Não há nada mais "visual fim de festa" que batom desbotado e contorno do lápis à mostra...

   Posso usar cílios postiços durante o dia?
   Sim! Basta escolher um modelo de cerdas mais próximas ao natural, Se achar necessário, divida uma pestana ao meio, fixando cada parte no canto externo de cada olho, apenas para dar um pouco de volume ao cílios. Não se esqueça de aplicar o delineador para cobrir a cola e a máscara. Você já vai notar uma enorme diferença.

   As cores da sombra precisam combinar com a roupa?
   Não precisam e não devem. Por isso, para aquele vestido azul-marinho, esqueça a sombra azulão e opte pelos tons de marrom ou dourado, que oferecem a melhor combinação complementar dentro do chamado "círculo cromático de cores".




   Como fazer a maquiagem durar mais?
   Use produtos de qualidade e não abra mão do primer. Se você estiver fazendo um make para uma festa, vale a pena investir em primers específicos para cada área do rosto.

   Como evitar que o corretivo se acumule nas ruguinhas ao redor dos olhos?
   Se você tem linhas ou rugas mais profundas ao redor dos olhos, prefira os produtos mais líquidos e aplique-os com leves batidinhas, até cobrir a região uniformemente. No entanto, nesses casos, é importante esperar o corretivo secar bem antes de continuar a maquiagem.

   É possível evitar que o lápis de olho borre, por exemplo, com o calor?
   Sim. Um truque é aplicar um pouquinho de sombra em pó do mesmo tom por cima.

   Devo usar o curvador de cílios antes ou depois de aplicar a máscara?
   Sempre antes. Se você aplicar a máscara e, em seguida, o curvador, corre o risco de ficar sem os cílios!


Por: Chris.

   




Nenhum comentário:

Postar um comentário