Cronograma Capilar o que é e como funciona...
![]() |
| Imagem retirada da Internet |
Cronograma Capilar, o que é?
O cronograma capilar nada mais é do que uma agenda semanal de cuidados com o cabelo. Com o objetivo de repor todos os nutrientes e massa capilar que perdemos diariamente, melhorando o aspecto dos fios e os deixando mais saudáveis.
Perdemos esses nutrientes de diversas formas exposição ao sol, poluição, água quente no chuveiro, água com cloro, uso excessivo de secador e chapinha, químicas (tintura, descoloração, alisamentos,...).
Antes de começar o cronograma capilar é importante saber que...
Não será um milagre! Não vai ser em uma semana ou em um mês que seu cabelo ficará maravilhoso. Ao começar o cronograma capilar pense que seu cabelo precisa primeiro se regenerar de todos os danos sofridos antes de você aderir o cronograma capilar, que podem ser muitos ou poucos, isso vai depender de pessoa pra pessoa e do que cada cabelo sofreu durante esse tempo.Pense que seu cabelo precisa de cuidados, quanto mais cuidados mais serão satisfatórios os resultados.
Então vamos ao cronograma capilar...
O cronograma capilar é composto por 3 tratamentos que o cabelo mais precisa:
HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO e RECONSTRUÇÃO.
HIDRATAÇÃO: etapa que repõe água nos fios.
Indicado para: cabelos secos; sem brilho; expostos ao sol e danificados pelo dia a dia.
NUTRIÇÃO: etapa que repõe os lipídios (óleos) nos fios.
Indicado para: cabelos ressecados; volumosos; pontas danificadas; sem maciez.
RECONSTRUÇÃO: etapa que repõe as proteínas, aminoácidos e queratina.
Indicado para: cabelos danificados; elásticos; quebradiços; pós química.
Qual ingrediente/ substância usar em cada etapa?
![]() |
| Imagem retirada da Internet |
Dica: Ao começar o Cronograma Capilar o ideal é diminuir ao máximo as químicas ou até mesmo não utilizá-las mais. Caso não consiga abolir o uso de químicas, tente pelo menos reduzir a 1, no máximo já extrapolando 2.
Cronograma Capilar inicial básico:
![]() |
| Imagem retirada da Internet |
Entre cada etapa é necessário uma pausa de 48 horas.
Se você tem cabelo oleoso não se preocupe com a etapa de nutrição, se nessa etapa você fizer umectações com óleos 100% vegetais, até irá ajudar a controlar a oleosidade do seu cabelo.
Com o tempo você começa a perceber o que seu cabelo está precisando em cada momento, então você passará a montar o seu próprio cronograma capilar de acordo com o que seu cabelo está precisando.
ALERTA: Faça no máximo duas reconstruções mensais. O excesso de queratina prejudica os fios! Faça a reconstrução a cada 15 ou 20 dias. É bom que seja após a etapa de nutrição.
Mais o cronograma capilar funciona mesmo?
O cronograma capilar é um tratamento continuo, mas pode ser dado uma pausa. Porém, depois é necessário que volte. Pois, nosso cabelo sofre danos todos os dias!
Ah, o cronograma capilar ajuda muito os fios de fora para dentro, mas é preciso cuidarmos dos fios de dentro para fora com uma boa alimentação.
No próximo post darei mais dicas para que seu cronograma capilar seja muito melhor e traga bons resultados.
Por: Jéssy



Nenhum comentário:
Postar um comentário