Você já teve vontade de montar um negócio? Já teve vontade de ganhar autonomia e se tornar o próprio patrão?
Com certeza já. E se não teve, vai ter.
Porém, a maioria desiste antes de dar o primeiro passo rumo à realização do seu sonho. E por que isso? Porque as pessoas têm medo de investir seu dinheiro (capital) na preparação e abertura de um negócio e acabar perdendo seu investimento que muitas vezes levaram anos para conseguir juntar aquele montante.
Porém, esse medo pode ser vencido se preparando. O Brasil tem muitas oportunidades de empreendimentos, porém devido à falta de preparo dos empreendedores os pequenos negócios acabam fechando. Segundo dados do Sebrae cerca de 60% das micro e pequenas empresas fecham as portas no primeiro ano de existência devido a falta de planejamento que é agravado por causa da crise econômica enfrentada pelo país.
Então, ai vai um conselho... PREPARE-SE.
E como faço para me Preparar?
Para você se preparar é bem simples, existem vários
cursos pelo país, vídeos no Youtube e Blogs especializados no assunto, mas eu
recomendo os cursos do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas).
O Sebrae tem unidades em todos os Estados do Brasil
e no Distrito Federal.
LINK:
Site Sebrae: www.sebrae.com.br
Agora um passo a passo de como empreender
e abrir uma empresa.
Uma boa gestão considera estratégias de marketing, entendimento
do mercado e do público, um fluxo de caixa controlado, precisa também de muita
criatividade e logicamente estar sempre dentro das leis.
Passo 1 - Reúna Informações
Para tornar um negócio realidade é preciso se
conhecer (seus pontos fortes e fracos),
saber quanto capital e recursos você tem para iniciar e conhecer a realidade do
mercado.
Comece a pesquisar sobre o tipo de negócio que quer
abrir, veja se o ramo escolhido se enquadra com a quantidade disponível de
capital inicial e de recursos. Pesquise sobre o público alvo e o tamanho do
público, é altamente recomendado que se faça uma pesquisa para saber se haverá
aceitação ou real necessidade do seu produto ou estabelecimento em meio ao
público escolhido como alvo. (veja se seu negócio realmente será a solução do problema).
Dica: Inove, tenha um diferencial.
Passo 2 - Organize-se
Organize as informações coletadas. Monte o Lean
Canvas, o Canvas e o Plano de Negócios e
tais quadros definiram as estratégias para posicionar corretamente a empreitada
no mercado e devem ser feitos nesta ordem. Considere as estratégias de marketing,
os custos inerentes aos bens e serviços comercializados, as formas de contato
com o público, fornecedores, parceiros chave e fonte de renda.
O que é Lean Canvas
Com o objetivo de dar maior foco aos aspectos
considerados mais arriscados na criação de um negócio.
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| Lean Canvas (imagem retirada da internet) |
O que é Canvas
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| Canvas (imagem retirada da internet) |
O que é Plano de Negócios
O plano de negócio é o instrumento formal ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.![]() |
| Plano de Negócios (imagens retiradas da internet) |
Passo 3 - Planeje
Depois de fazer os quadros Lean Canvas e o Canvas e
o Plano de Negócios. Chegou a hora de fazer o Plano Operacional, onde se descreve como a empresa está
estruturada: localização, instalações físicas e equipamentos. O empreendedor também
detalha acerca da capacidade produtiva ou de quantos clientes consegue atender
por mês, além de definir quantidade de funcionários e as tarefas de cada um.
Passo 4 - Continue a Planejar
Fazer o Plano Financeiro. Com este plano o empreendedor terá noção do quanto deve investir para realizar
seus planos. Nele devem ter as estimativas de custos iniciais, de despesas e
receitas (gastos com matéria prima, estoque funcionários e manutenção), capitais
de giro e fluxo de caixa e de lucros. Caso seu capital inicial não cubra todos
os gastos iniciais, você pode pedir um financiamento bancário e para fazer este
pedido você deve ter em mãos o Plano de Negócios.
Passo 5 - Registre a Empresa
O custo médio de abertura e registro de uma empresa
é de R$ 2.500, podendo variar em até 275% entre os diferentes municípios do
país.
Todavia, há despesas indiretas que pesam no bolso
do empresário. São despesas, como aluguel, reforma do ponto comercial e
honorária do contador, que são suportados pelo empresário antes mesmo de
iniciar suas atividades. Importante lembrar que o ponto empresarial já deve
estar montado desde o início do processo de registro. Isso é necessário porque
o zoneamento da cidade pode impedir o exercício de determinadas atividades em
certos locais e a fiscalização dos órgãos de regulação, como bombeiros e
vigilância sanitária, é feito durante o processo de registro, para finalmente
ter um alvará de funcionamento.
Registrar Empresa:
Documentos Necessários
A formalização do seu negócio é o primeiro passo
para o início das suas atividades empresariais, mas você precisa ficar atento
para realizar corretamente todas as inscrições, licenças e alvarás necessários.
Mesmo após ter em mãos o CNPJ, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, e
estar inscrito na Previdência Social, há uma série de licenças, registros e
alvarás municipais e estaduais que você irá precisar para funcionar legalmente.
A falta de algum desses documentos poderá atrasar
ou até inviabilizar a abertura do seu empreendimento. Lembre-se que para cada
ramo de atividade e/ou forma de constituição escolhida para abrir sua empresa,
você precisará de autorizações distintas. A legislação do município e do estado
onde sua empresa será instalada também pode exigir inscrições específicas. Por
isso, é importante consultar um contador que conheça a legislação local.
Você também pode registrar-se como MEI (Micro Empreendedor Individual), principais característica.
É simples de administrar as finanças, você mesmo pode fazer (não precisa de um contador). Você pode ter até um funcionário. Tem menos impostos que devem ser pagos. Porém, a renda máxima mensal da empresa não pode exceder os R$ 6.000,00. Mas, é grande opção inicial, pela praticidade.
1 - Elaborando o contrato
social
A elaboração do contrato social definirá as
participações de capital de cada um dos sócios do empreendimento (caso haja) e definir
quais serão as atividades da empresa e seu funcionamento. O passo seguinte é
verificar se o nome e o objeto social da empresa encontram-se disponíveis para
que o documento seja elaborado e se a atividade pode ser exercida no local e deverá
ser reconhecido em cartório e assinado por um advogado.
Dica: Veja se sua empresa pode enquadrar-se no Simples
Nacional, que é uma excelente forma de reduzir o valor de tributos e
simplificar sua forma de pagamento junto aos órgãos Fiscais. (resumindo menos
impostos pagos).
2 - Registro na junta
comercial ou no
Cartório de Pessoas Jurídicas de seu estado
É a partir desse registro que sua empresa passará a
existir oficialmente. Ele deve ser feito antes da obtenção do CNPJ. Porém ele
não autoriza que sua empresa comece a funcionar, mas é essencial para
prosseguir no processo de legalização dela.
3 - Alvará de localização
e funcionamento
O principal documento obtido no município é o
alvará de funcionamento, ele é a autorização final que lhe permite abrir as
portas do seu negócio. Para obtê-lo, você precisa comprovar na prefeitura da
sua cidade que reúne todas as condições exigidas por lei para exercer a
atividade de sua empresa. Essas condições podem variar de acordo com o
município, estado e ramo de atividade.
4 - Inscrição estadual
A maioria dos estados possui um convênio com a
Receita Federal que lhe possibilita obter a inscrição estadual pela internet
junto com o seu CNPJ, por meio de um cadastro único. Em alguns casos, a
inscrição estadual deve ser obtida antes do alvará de funcionamento. Essa
inscrição é obrigatória para empresas que prestam serviços de comunicação e
energia, além das empresas dos setores do comércio, indústria e serviços de
transporte intermunicipal e interestadual. É a partir dela que você recebe a
sua inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
5 - Licenças e inscrições
nos órgãos de regulação estaduais e municipais
As autorizações dos órgãos de vistoria são
requisitos essenciais para conseguir o seu alvará de funcionamento. Variam dependendo do ramo de atividade, local de instalação e até
mesmo do tamanho de sua empresa. Algumas atividades empresariais precisam de
autorização até das Forças Armadas – como é o caso das empresas que trabalham
com artefatos explosivos, bélicos e produtos químicos controlados. As licenças mais comuns são as seguintes:
·
Licença ambiental: Obtida em órgãos Municipais e
Estaduais de meio ambiente e no IBAMA. Geralmente é exigida de empresas que
exercem atividade industrial, metalúrgica, mecânica, têxtil, química, de
calçados, atividade agropecuárias.
·
Licença sanitária: Obtida em órgãos Municipais,
Estaduais e Federais de vigilância sanitária. É exigida principalmente de
empresas que atuam no setor de alimentação, medicamentos e cosméticos.
·
Vistoria de cumprimento das normas de segurança: É
realizada pelo Corpo de Bombeiros e praticamente todas as empresas estão
sujeitas.
Além das inscrições e licenças municipais e
estaduais, algumas atividades exigem a inscrição em órgãos federais, como o
ministério do turismo, ministério da agricultura, pecuária e abastecimento,
polícia federal, entre outros.
É essencial que você consulte um contador, para te orientar em todos os passos que sua
empresa irá seguir, de acordo com seu ramo de atividade.
Considerações finais.
O medo de montar um negócio sempre existirá. E isso é bom, desde que não paralise você. O medo de não dar certo é absolutamente essencial, pois serve para que o empreendedor conheça seus limites e calcule o tamanho dos riscos.
Por: Jota





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