sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

VEM VISITAR O RIO DE JANEIRO, VEM.

Está querendo conhecer lugares novos e não sabe onde ir, então nós aqui do Blogando RJ vamos te ajudar, apresentando algumas cidades espetaculares do Estado do Rio de Janeiro para você poder visitar sem medo.


Welcome to the State of Rio de Janeiro.
(imagem retirada da internet)


Então vamos lá.



Esse será um post contendo informações sobre 5 cidades fluminenses que lhe proporcionarão bons momentos. Não vou falar sobre a cidade do Rio de janeiro (a capital), será sobre outras cidades do Estado.
A capital (Rio de Janeiro) encontra-se na Região Metropolitana, logo não falarei aqui de cidades que estejam nesta região. Segue ai um mapinha para você entender melhor.


Mapa do Estado do Rio de Janeiro divido por Regiões Geográficas
(imagem retirada da internet)



Petrópolis

Pórtico da cidade de Petrópolis, RJ
(imagem retirada da internet)

Fica localizada a uma distância de 65 km da cidade do Rio de Janeiro, na Região Serrana.

Petrópolis ou Cidade Imperial, foi fundada pelo Imperador D. Pedro I. Aqui D. Pedro II construiu seu Palácio, vivendo os melhores momentos de sua vida.

A alta temporada do turismo em Petrópolis se inicia em julho, com o início da Bauernfest, e o início do inverno, que atrai turistas para a cidade pelo clima frio.

Cercada pela Mata Atlântica e cheia de arte, música, dança, cultura e tradição, em parte herança dos colonos portugueses e imigrantes alemães, italianos e franceses, dentre outros.

Petrópolis é uma cidade elegante onde o passado e o presente se encontram e vivem bem e em harmonia. Na gastronomia, a cidade possui famosas confeitarias, bares e restaurantes; o charme das pousadas e hotéis em estilo colonial; possui grande diversidade de lojas de roupas e artesanatos .


Museu Imperial - Antigo Palácio de Verão do Imperador (Petrópolis, RJ)
(imagem retirada da internet)


A Cidade conta com diversas construções históricas dentre elas está o Museu Imperial, que está instalado no antigo Palácio de Verão do Imperador e é o Museu mais visitado do Brasil.


Arraial do Cabo

Pórtico da cidade de Arraial do Cabo, RJ
(imagem retirada da internet)

Localizada a uma distância de 140 km da capital, na Região das Baixadas Litorâneas, na sub região dos Lagos.

A cidade (vila) foi fundada em 1503 pelo conquistador Américo Vespúcio. Porém só se tornou efetivamente cidade em 1985.

Embora não possua hotéis e pousadas luxuosas, possui algumas das mais belas praias do litoral brasileiro. Como exemplo temos a Praia do Forno, Prainha e a Praia do Pontal do Atalaia, de onde podemos ver um belíssimo pôr do sol. A cidade oferece também passeios de barcos e lanchas que nos levam até a Ilha do Farol com suas belas prais paradisíacas.

Prainha, Arraial do Cabo, RJ
(imagem retirada da internet)

Pôr do sol visto do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo, RJ
(imagem retirada da internet)

Arraial do Cabo é conhecida por ser a capital do mergulho no Brasil, pois possui águas claras e grande diversidade de fauna e flora marinhas,mas para aqueles que não suportam águas frias, Arraial também é conhecida por ter as águas de mar aberto com as menores temperaturas do litoral brasileiro chegando a impressionantes 16 graus Celsius.

Tartaruga Marinha nadando nas águas claras do litoral de Arraial do Cabo, RJ
(imagem retirada da internet)
Porém você fica tão anestesiado com a beleza natural do lugar que você nem sente a temperatura da água que fica por volta de 18 a 20 graus Celsius.



Angra dos Reis


Angra dos Reis, RJ
(imagem retirada da internet)

Localizada a 157 km da cidade do Rio de Janeiro, na Região Sul Fluminense também conhecida como Costa Verde.

A região foi descoberta em 1502, e por se tratar de uma baía recebeu o nome de angra, a segunda parte do nome foi dada por consequência da data de sua descoberta 6 de Janeiro, data que é tida como o dia que os reis magos visitaram o menino Jesus, por isso, Angra dos Reis.

É uma das cidades fluminenses mais sofisticadas, com belas mansões, lojas de grifes famosas, luxuosos iates nas marinas e navegando ao redor das ilhas, pois, Angra dos reis possui uma enorme quantidade de ilhas habitáveis e /ou visitáveis. Também possui um belo centro histórico, com casarões do período colonial.


Ilha Grande (vista do Pico do Papagaio), Angra dos Reis, RJ
(imagem retirada da internet)

E como exemplo de uma ilha paradisíaca de Angra dos Reis temos, Ilha Grande. Esta ilha é repleta de atrativos naturais como cachoeiras, belas praias e muita mata cheia de trilhas para se aventurar e desfrutar da natureza. Porém Ilha Grande também possui uma grande variedade de pousadas, bares restaurantes e lojas. Mas, prepare-se para caminhar, pois são proibidos motos e carros na ilha. 



Armação dos Búzios


Praia da Ferradura, Búzios, RJ
(imagem retirada da internet)

Distante da capital uns 167 km também está localizada na Região dos Lagos.

Búzios como é popurlamente conhecida é uma península com oito quilômetros de extensão e 23 praias Entre as principais praias, destacam-se Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Armação, Manguinhos, Tartaruga e Brava. Tem até uma praia que é reservada para a prática do naturismo, é a praia Olho de Boi.

O turismo e a maior ocupação do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que a visitou em 1964. Hoje, a cidade é muito visitada por turistas do mundo inteiro e alguns a chamam de "a Saint-Tropez brasileira"

Búzios possui belas e luxuosas pousadas e casas, possui também uma grande e moderna marina para lanchas de vários pés. 

A região é muito indicada para a prática do iatismo e do vôo livre, devido os seus fortes ventos.



Paraty

Paraty, RJ
(imagem retirada da internet)

Localizada a 236 km da cidade do Rio de Janeiro 

A cidade de Paraty foi de grande importância para a economia brasileira por quase 300 anos de 1530 a 1815, pois lá ficava o porto brasileiro por onde mais exportava ouro.

Das cidades citadas, essa é mais distante da capital. A bela cidade de Paraty que é um Patrimônio Histórico Cultural, é a cidade fluminense que mais preserva o estilo arquitetônico colonial de suas construções e ruas. E ao caminhar pelas ruas pavimentadas em pedras pé-de-moleque, em meio as igrejas e casarões, certamente você sentirá como se tivesse voltado no tempo.

A cidade fica no litoral sul do Estado, na Costa Verde, está situada entre montanhas rios e uma densa mata, sendo assim a cidade possui grande diversidade de atividades para eco turistas. 

Em julho é o mesmo quando a cidade de Paraty ganha mais notoriedade nacional e internacional, pois é quando se realiza a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), festa essa onde se reúnem escritores nacionais e internacionais para debates, palestras e shows.


Paraty durante a variação da maré
(imagem retirada da internet)

E não se assuste caso veja as águas do mar invadindo as ruas da cidade no período da maré alta, saiba que a cidade foi projeta levando em conta esse fato.

Essas são nossas dicas de lugares, tirem um tempinho da correria que é a vida, peguem uma graninha e curtam essas belas cidades e tudo o que elas tem para oferecer.
Venha divirta-se e encante-se com as belezas deste Estado. 

Postado por: Jota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário